Saiba mais

Mudanças nas normas que regulamentam o voo livre ABVL

Tudo começou na AGO (Assembléia Geral Ordinária) convocada para dia 03 de Dezembro através do Edital do dia 16 de Novembro de 2012.

Após diversos episódios desagradáveis que incluíram o cancelamento de direito a voto do estado do Paraná e a proibição da entrada de vários pilotos que, por direito estatutário, gostariam de participar da assembléia, o ex-presidente tentou impugnar a chapa RenovAR alegando problemas na composição de sua diretoria e consagrar sua chapa vitoriosa por impedimento da outra chapa.

Aproveitando o fato de estar de posse da procuração concedida pelo presidente da Federação Catarinense, votou CONTRA A VONTADE DO PRESIDENTE E DE TODO O ESTADO, tentando sustentar a opção de finalizar a votação no mesmo dia.
Após longa discussão, decidiu-se finalmente por adiar a assembléia para o dia 14 de Janeiro, fato que consta na ATA da AGO.


A partir desse dia, iniciou-se uma série de acontecimentos lamentáveis e anti-democráticos, que claramente tentavam desqualificar o candidato a presidente da Nova ABVL, sua candidatura e de sua chapa, RenovAR.

Colocaremos os fatos em ordem cronológica:

Dia 03 de Dezembro 2012 -> Realização da AGO convocada por edital. Devido a supostos impedimentos na chapa RenovAR, ficou decidido o adiamento da AGO para o dia 14 de Janeiro conforme consta na ATA da AGO.

Dia 05 de Dezembro -> É publicada uma deliberação onde o ex-presidente suspende Francisco Santos (então candiato a presidência) por 360 dias.
Suspende também o CSCVL (Clube São Conrado de Voo Livre) e mais de 100 pilotos.
link deliberação: http://www.abvl.esp.br/index.php/normas-e-comunicados/92-deliberacao-abvl-de-05-de-dezembro-de-2012

Dia 13 de Dezembro Manhã -> A FEPACE (Federação de Parapente e Asa Delta do Ceará) protocola na ABVL um pedido de AGE (Assembléia Geral Extraordinária) com a seguinte ordem do dia: "Análise das últimas medidas tomadas pelo presidente e suas consquências".
Pelo Estatuto o prazo máximo para a convocação da AGE é de 30 dias, tendo ela portanto que acontecer ANTES da AGO (Assembléia Geral Ordinária) do dia 14.

Dia 13 de Dezembro Noite -> É publicado um comunicado exigindo com URGÊNCIA que as Federações Estaduais apresentassem uma lista infinita de documentos, ameaçando suspender as mesmas, bem como seu direito a voto, caso não entregassem a documentação no prazo determinado.
Link da deliberação: http://www.abvl.esp.br/index.php/normas-e-comunicados/1-comunicado-as-federacoes

Dia 03 de Janeiro -> Comunicado SUSPENDENDO TODAS AS FEDERAÇÕES ESTADUAIS e tentando suspender também a AGO de 14 de Janeiro.
Link deliberação: http://www.abvl.esp.br/index.php/normas-e-comunicados/94-resolucao-abvl-02-de-03-de-janeiro-de-2013
Dia 04 de Janeiro -> Inscrição da Chapa RenovAR conforme determinado na AGO de 03 de Dezembro

Dia 11 de Janeiro -> É publicada uma nota tentando indeferir a candidatura de Francisco Santos alegando diversos motivos e tentando mais uma vez cancelar a AGO de 14 de Janeiro e a AGE do dia 13 de Janeiro.
Mostrando total descontrole das contas da ABVL, acusa indevidamente o CSCVL e a empresa Go Up de não ter pago uma taxa cobrada por um evento realizado na rampa do Rio de Janeiro. Segue anexo comprovante do depósito da taxa realizado em 03 de Janeiro de 2013.
Link deliberação: http://www.abvl.esp.br/index.php/normas-e-comunicados/96-registro-de-sua-chapa

Dia 12 de Janeiro -> Publicação do ofício encaminhando ao ANAC solicitando o fechamento de praticamente todas as rampas de voo livre do Brasil e acusando Francisco Santos de liderar um grupo de pilotos que tem o objetivo de realizar atitudes irresponsáveis.
Link Deliberação: http://www.abvl.esp.br/index.php/normas-e-comunicados/97-aviso-2

Ao perceber a má fé das atitude do ex-presidente, todas federações se mobilizaram e fizeram questão de comparecer pessoalmente com representantes de sua diretoria, para acompanhar de perto o desenrolar das assembléias.

Dia 13 de Janeiro -> Acontece a AGE com a presença de todos as Federações credenciadas além de membros da antiga diretoria da ABVL.
Pelo estatuto da ABVL, a assembléia é soberana estando portanto acima do presidente.
Nesta assembléia TODAS as deliberações acima mencionadas foram canceladas por votação, uma por uma, garantindo o direito de participação da chapa RenovAR, do candidato Francisco Santos e o direito a voto de todas as Federações credenciadas a ABVL, conforme consta na ATA da Assembléia.

Dia 14 de Janeiro -> A AGO acontece normalmente com a presença em peso das federações estaduais.
Contou também com a presença de membros do conselho fiscal e de diretores da antiga diretoria da ABVL.
Após a eleição, todos solicitaram a renúncia de seus cargos da diretoria antiga por não concordar com as atitudes tomadas pelo ex-presidente.
Foi uma sessão histórica, com a maior participação de toda história do esporte.

Nesta AGO já ficou agendada a próxima AGE para o próximo dia 02 de Março, onde serão tratados assuntos sobre o calendário 2013 e alterações no Estatuto entre outros, conforme consta na ATA da AGO.

A chapa da RenovAR venceu por unanimidade com votos de todas as 8 federações credenciadas na ABVL (RS, SC, PR, ES, CE, MG, SP, PE) contando ainda com o apoio do DF e RJ, que não estavam credenciadas na ABVL pois ainda estão em fase de re-cadastramento, porém enviaram representantes para acompanhar a AGO.

Atualmente toda a diretoria da antiga ABVL se encontra afastada, restando apenas seu ex-presidente e seu advogado, fato que pode ser comprovado pelo site da antiga ABVL que não possui nem quadro de diretoria.

Anexo encontram-se os seguintes documentos que comprovam os fatos aqui mencionados:

* Edital de Convocação da AGO de 03 de Dezembro de 2012
* Ata da AGO de 03 de Dezembro
* Comprovante Inscrição Chapa RenovAR em 04 de Janeiro
* Pedido protocolado pela FEPACE em 13 de Dezembro
* Ata da AGE de 13 de Janeiro de 2013
* Ata da AGO de 14 de Janeiro de 2013
* Foto tirada durante a AGO de 14 de Janeiro registrando a presença dos representantes estaduais e diretores da nova e antiga diretoria.


Infelizmente o ex-presidente em uma atitude anti-democrática, não acata sua derrota, e está disseminando diversas inverdades em listas públicas e órgãos governamentais, respondendo falsamente como representante legítimo das entidades Estaduais sem contar com o apoio de nenhuma delas.

A conta bancária da ABVL já se encontra BLOQUEADA e este endereço de site, que sempre foi o site da ABVL (www.ABVL.com.br) foi resgatado pela Nova ABVL, para que possamos estar registrando nele essa triste passagem em nosso esporte.
O endereço www.abvl.esp.br, foi criado no final do ano passado (17/12) apenas para sustentar todas essas arbitrariedades cometidas pelo ex-presidente.

Solicitamos então, que desconsiderem quaisquer declarações emitidas pelo ex-presidente da ABVL, Sr. Marcelo Almeida a partir do dia 03 de Dezembro de 2012.

TODAS AS EMISSÕES DE CARTEIRAS ESTÃO DA MESMA FORMA SUSPENSAS ATÉ QUE POSSAMOS ORGANIZAR NOSSA CASA NOVAMENTE.



Atenciosamente,


Diretoria da NOVA ABVL

 

Dicas:

  • 50 utilidades para seu GPS fora do vôo [+]

  • Tipos de piloto [+]

  • O Porosímetro [+]

  • Dicas aos iniciantes[+]

  • Como contratar um voo duplo[+]